sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Poema "Leis que Não Existem"

Bem, venho-vos dar um cheirinho de poesia portuguesa "made in" Porto. Muitas vezes para me inspirar, leio não poesia mas outro tipo de literatura, em busca de algum conceito, palavra, associação de palavras que me dê algum tipo de inspiração.

Neste caso encontrei inspiração na letra de uma grande música de uma das novas estrelas do fado moderno, Ana Moura. A letra é da música-título do recente álbum Desfado. Não sou particular apreciador de fado, mas neste caso fui conquistado pela voz da Ana, e pela melodia e letra da música. Ouçam que vale a pena.

Poema "Leis que Não Existem":

Minha mente não percebe este Mundo
Ela observa, descreve, recolhe dados
Tenta analisar, dissecar e racionalizar
Resultados mais infrutíferos não podiam ser

Minha mente precisa de leis
Fiéis bússolas que me guiem
Astrolábio que me permita navegar
Neste vasto oceano que é a Vida

Minha mente falha constantemente
Pois não existem leis nem sentido
Este Mundo é caótico
Seu soberano é a entropia

Este Mundo não pode ser compreendido
Apenas há uma verdade fundamental
A qual a minha mente não consegue alcançar
Deste Mundo só a incerteza podemos esperar.

Letra de "Desfado":

Quer o destino que eu não creia no destino
E o meu fado é nem ter fado nenhum
Cantá-lo bem sem sequer o ter sentido
Senti-lo como ninguém, mas não ter sentido algum

Ai que tristeza, esta minha alegria

Ai que alegria, esta tão grande tristeza
Esperar que um dia eu não espere mais um dia 
Por aquele que nunca vem e que aqui esteve presente


Ai que saudade
Que eu tenho de ter saudade
Saudades de ter alguém
Que aqui está e não existe
Sentir-me triste
Só por me sentir tão bem
E alegre sentir-me bem
Só por eu andar tão triste

Ai se eu pudesse não cantar "ai se eu pudesse"

E lamentasse não ter mais nenhum lamento
Talvez ouvisse no silêncio que fizesse
Uma voz que fosse minha cantar alguém cá dentro


Ai que desgraça esta sorte que me assiste
Ai mas que sorte eu viver tão desgraçada
Na incerteza que nada mais certo existe
Além da grande incerteza de não estar certa de nada




Sempre vosso,
Luís.

2 comentários: